quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Primeira atividade

Depois de ter acesso à legislação sobre a proposta de tornar a Educação Brasileira Inclusiva, faça um breve comentário sobre um dos questionamentos a seguir:

  1. A lei é suficiente para garantir que a inclusão se efetive na prática?
  2. Além da legislação, o que mais parece necessário para que a inclusão aconteça?
  3. Como tem sido colocado em prática a proposta de Educação Inclusiva no Brasil? 

Depois de postar seu comentário, leia as postagens dos colegas. Você poderá comentar, discutir, fazer apontamentos, sugestões, apresentar respostas etc. Abraços e boa discussão!

15 comentários:

  1. Olá, companheiros de curso e professora! As leis de Inclusão representam um avanço significativo quanto aos direitos das pessoas com deficiência no exercício da cidadania. Mas cabe a nós educadores, o papel de acolher as reais carências e competências relacionadas ao educando, oferecendo e fortalecendo suas habilidades como ser humano acima de tudo. Para tanto, é fundamental estarmos em formação continuada, como base para um olhar abrangente em relação a si e ao outro.

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    1. Oi a todas em especial a Cidinha, trabalho a quase dois anos como professora de apoio, e concordo com o que você diz que cabe aos educadores ,o papel e o acolhimento das reais carências e isto ainda é um grande desafio. Abraços Lucimara

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  2. Boa Noite,
    Concordo com o comentário da colega Cidinha a inclusão é lei para as escolas mas é necessário ter um pouco de conhecimento sobre como lhe dar com estas crianças para que possamos ajuda-las de uma maneira correta para incluir e não excluir.
    A inclusão é um ato de amor e serenidade.

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  3. Pessoal, vamos discutir as questões propostas!!!

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    1. Concordo, mas precisa aceitar primeiro esse trabalho no contexto escolar, capacitando os profissionais desta instituição , do porteiro ao que oferece as refeições. Não é ter esse aluno na instituição e pronto ,tem todo um preparativo para recebe-lo. Ter condiçÕes com rampa, carteiras ,salas adaptadas e recursos. A capacitação do profissional que vai dar esse suporte e ensino educacionala ele.

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    2. Bom dia, a todas, quanto ao questionamento se a lei é suficiente para garantir que a inclusão se efetive na prática, minha avaliação e que não em sua totalidade, mas é graças a este suporte legal que hoje conseguimos caminhar para a busca da efetivação da inclusão. abraços Lucimara

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  4. Ola! concordo com o comentário das colegas, que a inclusão e direito de todos, e necessita de mais conhecimento e aperfeiçoamento.

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    1. A lei e um suporte para a educação especial, mas primeiramente temos que aceitar a inclusão. infelizmente ainda não e uma realidade em nossa sociedade. Ainda à integração e não inclusão.
      A inclusão começa em mim!

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  5. Não, mesmo com a lei não se vê a inclusão, devido a falta de preparação dos profissionais, bem como das instituições em geral. Em fim a população não está preparada para esta proposta.
    Na educação se vê a preocupação com a capacitação dos profissionais, no atendimento educacional especializado. Assim, as salas recursos tem sido de suma importaria, no desenvolvimento dos educandos.

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  6. Infelizmente as Politicas Públicas não favorecem o andamento e progressão da acessibilidade e aceitação global de pessoas com portadoras de alguma necessidade especial. A humanidade precisa se unir em prol de melhores condições da vida prática dos seres humanos com restrições físicas ou intelectuais. As leis são sancionadas mas sem estrutura de serem praticadas e contempladas na vida diária de todos, falta estrutura e profissionalismo de muitos! Abraços - Guta

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    1. Oi ! Guta , você trouxe duas dualidades no meu ver, acredito que se não houvesse as politicas publicas nos não estaríamos caminhando a passos lento sim , mas estamos caminhando o que não se pode é parar. A humanidade precisa se humanizar o que me parecesse ainda falta muito, abraços Lucimara

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  7. Concordo com a inclusão,os direitos são pra todos,mas tem que aperfeiçoar cada vez mais para que possamos receber a todas nossas crianças .

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  8. Infelizmente não. Ainda existe um despreparo de alguns profissionais e também grande dificuldade em trabalhar e adaptar o currículo de acordo com a necessidade do aluno portador de alguma necessidade especial.É necessário o envolvimento de toda a equipe escolar. Sabemos que há na educação e na sociedade uma grande preocupação para que a inclusão realmente aconteça.

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  9. Boa noite,
    A lei de inclusão esta suficiente para as situações em que encontramos no (momento).Mas...
    Eu trabalho como educadora, em minha sala acompanho uma aluna que realmente me preocupa, ela é especial ninguém pode dizer ou escrever a deficiência da criança, pois a mãe a principio não aceitava que a criança seja especial, esta sendo observada por uma profissional do AEE para que consiga conversar com a mãe para que seja providenciado um Laudo médico primeiro. Este processo é demorado, e a criança o que temos que fazer para ajudar? Observação,estímulos,relatos,experiências,vivências,pedagógicos,tudo que uma professora precisa fazer... e a mãe? Não temos uma lei que ajude a criança independente ou não do seu responsável?

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  10. A lei, já esta sendo uma grande conquista.Precisamos aprender mais sobre as deficiências, os pais,a escola,e os professores.

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